quarta-feira, 18 de março de 2015

Vamos entender um pouco mais sobre temperatura de cor ?

A Temperatura de Cor expressa à aparência de cor da luz emitida pela fonte de luz. Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é atonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, mas a tonalidade de cor que ela irradia ao ambiente. O termo vem da radiação de um *corpo negro – que ao ser aquecido até atingir o ponto de incandescência, passa a emitir uma sequencia de cores, que vai do vermelho ao laranja e daí para amarelo, branco e azul. Esta sequência de cores descreve uma curva em um espaço de cor, e foi criado um diagrama de cromaticidade para definir todo o espectro de cores visíveis a um observador, sobreposto pela curva do corpo negro.


 *Um corpo negro é um objeto que absorve toda a radiação eletromagnética que nele incide. Como não reflete a luz, o corpo negro parece ser negro. Não existe um corpo negro perfeito, mas certos metais oferecem uma boa aproximação.
Referencia: Optibin - Visão Geral da Tecnologia – SPOT - Serviço Philips de Orientação Técnica,2010


Em uma publicação de 18/06/2014 começamos a explicar sobre esta questão, “Existem lâmpadas e luminárias LED com opções variadas de temperatura de cor que expressa à aparência de cor da luz emitida pela fonte de luz. Muitos ainda acreditam que a luz emitida pelo LED é apenas na opção branco frio com 5000K a 6000K (Kelvin : unidade de medida da temperatura de cor) existem opções de 2700K ou 3000K com temperatura de cor branco quente, com tom amarelado que transmite a sensação de um ambiente confortável e aconchegante. 



Mas então o que é o IRC ( Índice de Reprodução Cor)?
IRC indica o grau de fidelidade com que as cores são reproduzidas de uma determinada fonte emissora de luz. Que é diferente da temperatura de cor. Quanto mais alto o índice, melhor a reprodução das cores. Lâmpadas com IRC de 100% apresentam as cores com total fidelidade e precisão.



Agora vamos recapitular o que já falamos nas últimas postagens, o como escolher a melhor luminária LED não apenas pela potência (W), mas também pelo fluxo luminoso (Lm) e pelo IRC.

Veja um exemplo: Luminária LED Lira Refletor Tairis com 100W, com temperatura cor branco frio ( 5700K) IRC 70 e 13200 Lm.
Luminária LED Lira Refletor Tairis


Você já tem como identificar e avaliar com qualidade um orçamento de luminária LED e poderá adquirir o melhor produto.



 www.tairis.com.br 
                                               (19) 3886-2654





Nenhum comentário:

Postar um comentário