quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Lampadas e luminárias LED já são uma realidade!

Nosso mercado de iluminação esteve durante muito tempo, dominado por tecnologias lampadas fluorescentes, mistas, sódio, mercúrio, metálica e as lâmpadas de filamentos como as incandescentes e halógenas.

A partir do mês de junho as lampadas incandescentes de 60W não serão mais produzidas no Brasil, conforme o Plano de Metas estabelecido na Portaria interministerial nº 1007/2010. Acelerando a mudança no mercado de iluminação, favorecendo novas tecnologias mais econômicas e ecológicas. Como as lampadas e luminárias com tecnologia LED.

Vocês podem se perguntar por que ainda não mencionei a lampada fluorescente como alternativa, justamente porque existe algumas desvantagens em sua aquisição, além da durabilidade ser inferior às lampadas e luminárias LED. Também existe a questão ambiental desfavorável, cada lampada fluorescente contém 21 miligramas de mercúrio, substância que ajuda a tornar a luz visível. Parece pouco, mas essa quantidade do metal tóxico, se não for descartada de maneira correta, pode contaminar o ar, o solo e a água. Estima-se que 100 milhões de lampadas fluorescentes são consumidas anualmente no Brasil, porém 70 milhões sejam descartadas de maneira incorreta.




Já o LED não contém mercúrio, o que elimina o risco de poluição do meio ambiente. Pelo mesmo motivo, as lâmpadas LED podem ser descartadas junto com o vidro comum e não precisam de tratamento especial antes da reciclagem, como ocorre com as fluorescentes.
Mesmo momentaneamente o custo de aquisição de uma lâmpada ou luminária LED estar um pouco acima de uma lâmpada fluorescente, existe inúmeras vantagens na sua aquisição, como sua durabilidade e maior economia de energia elétrica. A tendência do mercado nacional aponta para uma sensível redução no custo das lâmpadas e luminárias LED.


Assim o LED na iluminação desponta como a melhor opção. 

Lampadas e luminárias LED já são uma realidade!