quarta-feira, 1 de abril de 2015

Cálculo luminotécnico em iluminação LED

Continuando com o assunto do post anterior, onde falamos de maneira simples a respeito do cálculo luminotécnico, agora continuaremos neste assunto devido sua complexidade.
Vamos lá, escolha a lâmpada ou luminária que pretende aplicar no seu ambiente; verifique a iluminância (E) adequada para este ambiente, caso o ambiente exija aplicação de Normas NBR 5413, observar a quantidade de lux para cada ambiente para complementar este assunto veja post anterior ).

ATIVIDADE
ILUMINÂNCIA (lx)
Mínimo para ambiente de trabalho
150
Tarefas visuais simples e variadas
250 a 500
Observações contínuas (trabalho normal)
500 a 1000
Tarefas visuais contínuas e precisas ( trabalho fino)
1000 a 2000
Trabalho muito fino
Acima de 2000

Cálculo do fator do ambiente/local (K)
Fator do local (fator de área) são as dimensões do local, sendo calculado pela fórmula abaixo:
K=   a.b__
h(a+b)

Sendo :
a= comprimento do recinto
b= largura do recinto;
h= pé-direito útil (altura de montagem da luminária em relação ao plano de trabalho)




Assim já calculado o índice/fator (k) vamos definir a eficiência do ambiente, devemos identificar os valores de refletância do teto, paredes e piso.  Mas note, quanto maior o ambiente menor a influencia da refletância.
Também devemos escolher a eficiência da luminária* que mais se aproxima da desejada ou exigida no ambiente.
*eficiência da luminária é encontrada nos catálogos das luminárias.

                                                Cálculo da quantidade de luminárias

Um exemplo seria um ambiente corporativo, onde na mesa de trabalho é exigida a quantidade de 500 lx ( Ministério do Trabalho) e no restante do ambiente pode ser 200 lx. Veja ilustração abaixo:

Ambiente corporativo com iluminação LED Tairis / Projeto by Luis Gava

Projeto viável devido a flexibilidade da iluminação LED e por suas lentes colimadoras focadas no ambiente. O que é uma lente colimadora? É uma lente com abertura em graus utilizada na iluminação LED para definir um feixe de luz em angulo aberto para um feixe de luz com ângulo mais fechado e focado. Este tipo de eficiência gera uma economia de energia elétrica, pois se reduz a quantidade de luminárias por ambiente, sem perda da eficiência e também a escolha da luminária LED que emita maior quantidade de lumens por watt é fundamental.

Adquirir uma luminária LED de qualidade é de grande importância para o sucesso de um projeto de iluminação, seja comercial, industrial ou residencial. Obtendo eficiência e economia num único produto, com sua aplicação inteligente e consciente.

Acesse o site www.tairis.com.br e conheça as linhas de luminárias LED fabricadas no Brasil com maior emissão de lumens por watt do mercado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário