quarta-feira, 25 de março de 2015

Como escolher a luminária LED adequada para meu ambiente?

Continuando nosso assunto com foco em iluminação, conhecer a luz e as alternativas disponíveis, saber controlar quantidade e qualidade são ferramentas preciosas para o sucesso de qualquer instalação.

Refletor LED Lira Tairis - Galpão Usina de Açúcar 
Precisamos criar o hábito de avaliar o sistema de iluminação a ser instalado seguindo padrões adequados:

Evitar iluminação em excesso e utilização de lâmpadas e luminárias com alto consumo de energia elétrica que levam ao desperdício;

Utilização de fiação adequada;

Aproveitar a luz natural;

Considerar a reflectancia* do teto, parede de piso no favorecimento da iluminação; 
(*Reflectância é a proporção entre o fluxo de radiação eletromagnética incidente numa superfície e o fluxo que é refletido. Frequentemente a reflectância é apresentada sob a forma de percentagem/ Muito clara 70%, Clara 50%, Média 30%, Escura 10% e Preta 0%).

Você já reparou nas condições de iluminação do ambiente onde está neste momento? Ela está adequada?

Então, vamos falar um pouco sobre iluminância. 



Iluminância é a medida de luz incidente numa superfície por unidade de área. A avaliação das condições de iluminação de um ambiente é feita com base nessa grandeza, representada pela letra E, que faz a relação entre o fluxo luminoso que incide na direção perpendicular a uma superfície e a sua área.

Na prática, é a quantidade de luz dentro de um ambiente. Da mesma forma que o fluxo luminoso, não é distribuído uniformemente, de maneira que ao ser medida, não terá o mesmo valor em todos os pontos da área em questão. A sua unidade de medida é o lux (lx) o fluxo luminoso de um lumen incidindo sobre uma área de um metro quadrado produz o iluminamento de um lux. Para medi-la, usa-se um aparelho denominado luxímetro.

Método de cálculo luminotécnico

De maneira mais simples, vamos desenvolver um exemplo de cálculo para definir a quantidade de luminárias necessária para um determinado ambiente. Porém, caso necessite de um cálculo mais preciso, poderá utilizar programas de computador disponíveis no mercado.

Dados necessários para o cálculo:
Dimensões do ambiente/ pé direito; altura do plano de trabalho; tipo de luminária a ser utilizada para definição da quantidade de lumens; iluminância (lux) necessária no ambiente.

Abaixo exemplo de cálculo luminotécnico para aplicação das luminárias LED Tairis®:

Cálculo da área m² :  22 m (comprimento) X 15 m (largura) =  330 m²
Quantidade de LUX desejado no ambiente para área:
Exemplo 500 LUX:
500 x 330 = 165.000 lumens
165.000 ÷ 4200 (quantidade de lumens* da luminária com 4 LED) = 39,2857
Total de 40 luminárias com 4 LED.

Observe que até para o cálculo luminotécnico é importante a quantidade de lumens de cada luminária, menos lumens maior quantidade de luminárias a no ambiente e maior custo.

Utilizando luminárias LED Tairis que possuem maior eficiência e maior emissão de lumens, além de economizar energia elétrica em torno de 90% você adquire mais luz no seu ambiente com menor quantidade de luminárias LED por ambiente.




(19) 3886-2654