quarta-feira, 25 de junho de 2014

OLED tecnologia que desponta como nova produção de luz

OLED (organic light-emitting diode, diodo emissor de luz orgânico) em que a camada de emissão electroluminescente é um filme orgânico que emite luz em resposta a uma corrente elétrica. Esta camada de semicondutor orgânico fica situada entre dois eletrodos.

Os OLEDs são utilizados em telas digitais de dispositivos como televisores, monitores de computador, sistemas portáteis, como telefones celulares, consoles de jogos portáteis e PDAs.

Os OLEDs são dispositivos de estado sólido compostos de filmes finos (com espessura de 100 a 500 nanômetros e aproximadamente 200 vezes menor que um fio de cabelo humano) de moléculas orgânicas que criam luz com a aplicação de eletricidade.

Existem vários tipos de OLEDs:

OLED com matriz passiva
OLED com matriz ativa
OLED transparente
OLED de emissão superior
OLED dobrável
OLED branco

                                                            (Tela flexível OLED dobrável)
   
Atualmente o mais comentado deles é OLED dobrável, com lançamentos de TV´s com esta tecnologia, porém como toda tecnologia nova e em desenvolvimento, seu custo é alto e sua aplicação limitada. Sendo o custo de uma TV com 55” (atualmente disponível apenas neste tamanho) de R$ 45 mil reais em média.  

Mas, diante do empenho dos cientistas e os estudos avançando com rapidez, acreditamos que a tecnologia OLED poderá ser a nova produção de luz no futuro.

www.tairis.com.br
(19) 3886-2654