quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Que se faça a luz !

Mantendo nosso foco em iluminação, falaremos um pouco sobre a luz e alguns conceitos básicos de luminotécnica.

O que é LUZ? 
LUZ é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. A sensibilidade visual para a luz varia de acordo com o comprimentos de onda da radiação e também com a luminosidade. 

No olho humano a sensibilidade demonstra que radiações de menor comprimento de onda como  a violeta e azul geram maior intensidade de sensação luminosa quando temos pouca luz e ao contrário quando as radiações de maior comprimento de onda como o laranja e o vermelho geram menor intensidade de sensação luminosa.



Outra questão interessante é concluirmos que os objetos já possuem cores definidas. Mas na verdade a aparência de um objeto é resultado da iluminação que incide sobre ele. Sendo assim, a preocupação com o projeto luminotécnico é importante para criar o ambiente adequado não apenas através das disposição de móveis, máquinas, estantes, cor das paredes e piso, obstáculos que podem gerar sombra no ambiente, mas também o tipo de iluminação a ser aplicado para obtenção de um resultado positivo.



Existem conceitos e grandezas que nos auxiliam no entendimento dos elementos fundamentais da luminotécnica : 

1. Fluxo Luminoso
Símbolo: ϕ
Unidade: lúmen (lm)
O fluxo luminoso é a quantidade de luz emitida por uma
fonte, medida em lúmens. Ou seja, a radiação total emitida por uma lâmpada ou luminária.

2. Iluminância (Iluminamento)
Símbolo: E
Unidade: lux (lx)
A luz que uma lâmpada irradia, relacionada á superfície a qual incide, define uma nova grandeza luminotécnica, denominada de Iluminamento ou Iluminância. Que é expressa em lux (lx), indica o fluxo luminoso de
uma fonte de luz que incide sobre uma superfície situada à uma certa distância desta fonte.


Esta quantidade de lux (lx) emitido no ambiente pode ser medido com auxilio de um aparelho chamado luxímetro.


Observem que das grandezas que mencionamos, nenhuma é visível a menos que seja refletida em uma superfície e aí transmita a sensação de claridade aos olhos.

Agora, após esta breve explicação sobre os conceitos básicos de luminotécnica, você possui dados para avaliar uma lâmpada ou luminária que deseja adquirir, verificando em suas especificações técnicas o quanto de resultado de luz está sendo realmente entregue naquele produto, não apenas o watt/potencia.

Adquira lâmpadas e luminárias LED  

Maior eficiência energética!! Maior economia !!!

Acesse www.tairis.com.br  (19) 3886-2654