quarta-feira, 11 de junho de 2014

Fortalecimento do LED no mercado brasileiro de iluminação

Nosso mercado de iluminação esteve durante muito tempo, dominado por tecnologias de descarga como as lâmpadas fluorescentes, mistas, sódio, mercúrio, metálica e as lâmpadas de filamentos como as incandescentes e halógenas.

Porém, neste mês de junho as lâmpadas incandescentes de 60W não serão mais produzidas no Brasil, conforme o Plano de Metas estabelecido na Portaria interministerial nº 1007/2010. 

Acelerando a mudança no mercado de iluminação, favorecendo novas tecnologias mais econômicas e ecológicas. Como as lâmpadas e luminárias com tecnologia LED.

Vocês podem se perguntar por que ainda não mencionei a lâmpada fluorescente como alternativa, justamente porque existe algumas desvantagens em sua aquisição, além da durabilidade ser inferior às lâmpadas e luminárias LED.

Também existe a questão ambiental desfavorável, cada lâmpada fluorescente contém 21 miligramas de mercúrio, substância que ajuda a tornar a luz visível. Parece pouco, mas essa quantidade do metal tóxico, se não for descartada de maneira correta, pode contaminar o ar, o solo e a água. Estima-se que 100 milhões de lâmpadas fluorescentes são consumidas anualmente no Brasil, porém 70 milhões sejam descartadas de maneira incorreta.

Já o LED não contém mercúrio, o que elimina o risco de poluição do meio ambiente. Pelo mesmo motivo, as lâmpadas LED podem ser descartadas junto com o vidro comum e não precisam de tratamento especial antes da reciclagem, como ocorre com as fluorescentes.

Mesmo momentaneamente, o custo de aquisição de uma lâmpada ou luminária LED estar um pouco acima de uma lâmpada fluorescente, existe inúmeras vantagens na sua aquisição, como sua durabilidade e maior economia de energia elétrica. A tendência do mercado nacional aponta para uma sensível redução no custo das lâmpadas e luminárias LED. Assim o LED desponta como a melhor opção. 


A tecnologia LED já é uma realidade!

www.tairis.com.br
(19) 3886-2654