quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Crise energética brasileira e a solução LED com economia e eficiência!

Em algumas postagens anteriores, falamos da crise de energia elétrica brasileira e que tal crise geraria reajustes, medidas de redução “forçada” de consumo e até possibilidade de racionamento.


Vamos a seguir pontuar alguns acontecimentos e medidas que infelizmente confirmam o agravamento da crise energética no Brasil.


Na quinta-feira (01/1/2015) entrou em vigor em todo o país o sistema de bandeiras nas contas de luz (exceto AM, AP e RR) os consumidores receberão suas contas com bandeira vermelha, pagarão R$ 3,00 a mais para cada 100kWh consumidos, isto além dos reajustes programados. Esta bandeira vermelha sinaliza que a oferta de energia para atender a demanda dos consumidores ocorre com maiores custos de geração, ou seja, o acionamento de grande quantidade de termelétricas para gerar energia, que é uma fonte mais cara do que as usinas hidrelétricas.




Na segunda-feira (19/1/15) um corte preventivo de energia (apagão) foi determinado pelo ONS causando o corte no fornecimento de energia em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Este problema foi causado devido a restrições na transferência de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico.


Na terça-feira (20/1/15) um dia após sofrer o apagão que deixou sem luz 10 Estados e o Distrito Federal, o Brasil importou energia da Argentina, pediu entre 500 MW e 1.000 MW diários. A mesma quantidade de energia foi requisitada no dia seguinte. As compras de 2 mil MWh foram realizadas na modalidade “emergencial”, ou seja, para suprir a demanda que não conseguiu ser atendida pela geração nacional. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o montante importado foi de 165 megawatts (MW) o que corresponde a 0,22% da carga durante o dia que é de 74.094 MW.



Após treze anos do apagão que atormentou o Brasil, a indústria revive a expectativa de racionamento de energia, o governo admite que exista esta possibilidade. Esta medida pode ser necessária caso os reservatórios das hidrelétricas fiquem abaixo do limite técnico de 10%, disse o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (23/1/2015).



Depois deste empréstimo de energia elétrica, na segunda-feira (27/1/15) a pedido da operadora Argentina, o Brasil devolveu 200 megawatts de energia. Esta exportação se deu entre as 15h05minh e 17h14minh, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) chegou a enviar 205 megawatts (MW) para a Argentina no horário de pico. Porém, o Brasil deve ainda 9 MWh aos argentinos, considerando-se apenas a carga importada via Complexo Garabi ( complexo de hidroelétricas do rio Uruguai).

Mediante este quadro de crise, devemos nos preocupar em economizar energia elétrica, reduzirmos nosso consumo, em nossas residências e também em nossas empresas e indústrias. A responsabilidade nesta redução de consumo é de todos.


·   * Diminuir o tempo embaixo do chuveiro e de preferencia desligue a torneira enquanto se ensaboa, assim além de economizar luz, economiza água; nos dias quentes deixe a chave do chuveiro na posição verão ou até mesmo desligado;

·   * Prefira a luz natural durante o dia, abra as cortinas e deixe a luz do sol entrar, ainda manterá o ambiente arejado;

·   * Apagar a luz ao deixar qualquer cômodo de sua residência ou mesmo no seu trabalho saiu apague;

·   * Não dormir com a televisão ligada; desligar da tomada todos os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo utilizados;

·   * Aproveite ao máximo o sol para secar as roupas e caso precise utilizar o ferro elétrico, deixe acumular um número maior de roupas e passa-las de uma só vez;

·   * Não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo e manter a borracha de vedação da porta sempre em boas condições; não secar roupas atrás da geladeira;

·   * Prefira eletrodoméstico com o selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), o selo indica os produtos mais econômicos.

Agora uma dica também muito importante, adquira lâmpadas e luminárias mais econômicas, aonde as luzes precisarem permanecer acesas por mais tempo. 

A eficiência energética é a solução, substitua suas lâmpadas e luminárias convencionais por lâmpadas e luminárias LED. As vantagens são inúmeras, além da redução no consumo de 90%. 





  
    Conheça a linha de produtos com tecnologia LED 


      Acesse www.tairis.com.br    (19) 3886-2654