quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Cientistas ganham Premio Nobel de física pela invenção do LED azul

A invenção do LED azul no início dos anos 90 gerou uma revolução na área de iluminação, pois permitiu a criação de fontes de luz branca brilhante e eficiente. Os LED´s vermelhos e verdes já existiam desde os anos 60, porém somente no inicio dos anos 90 através dos compostos semicondutores desenvolvidos por três cientistas permitiram criar os dispositivos na versão azul.
Por este motivo três cientistas japoneses ganharam o Premio Nobel de Física: Isamu Akasaki  85 anos, Hiroshi Amano 54 anos ( Universidade de Nagoya – Japão) e Shuji Nakamura 60 anos ( Universidade da California – Santa Barbara EUA).

Com a combinação das três cores fundamentais ( verde, vermelho e o azul) finalmente foi possível produzir a luz branca para substituir lâmpadas convencionais, assim economizando energia.

As fontes de luz branca por LED tem 18 vezes maior eficiencia energética quer as lâmpadas incandescentes e 04 vezes maior eficiencia do que as lâmpadas fluorescentes. Isto ocorre porque os LED´s convertem toda a sua corrente elétrica em luz sem desperdiçar energia em forma de calor.

Devido a esta criação, que hoje temos possibilidade de desfrutar desta tecnologia limpa, econômica e eficiente na iluminação, através de lâmpadas e luminárias LED.

Caso queira assistir a reportagem acesse link abaixo:

Aproveite e conheça as linhas de lampadas e luminárias LED Tairis.
Acesse nosso site: www.tairis.com.br
(19) 3886-2654