quarta-feira, 15 de abril de 2015

Iluminação planejada significa economia de energia elétrica

Atualmente, a economia de energia elétrica é a grande preocupação após os reajustes nas tarifas de energia elétrica. Observem que somente a iluminação tem participação no seu consumo de energia elétrica em média de 21%.


Porém, com um planejamento você pode manter a eficiência com economia. Não precisa abrir mão de um ambiente bem iluminado em sua empresa ou residência, para economizar em sua conta de luz. Basta escolher soluções luminotécnicas eficientes como a tecnologia LED que é indiscutivelmente imbatível, para ajudar na redução do consumo de energia elétrica.



Uma dica é pensar no projeto de iluminação juntamente com a arquitetura e a decoração de seu ambiente. Considerando a iluminação natural, o piso, as cores das paredes, uma ótima sugestão é aplicar cores claras nas paredes e pisos, o branco é aconselhável. 

Próximo passo, escolher as luminárias e lâmpadas eficientes e econômicas, com tecnologia LED observando sua potencia, quantidade de lumens emitidos e a temperatura de cor de acordo com o tipo de ambiente que deseja iluminar. Sendo possível a criação de cenários, com conforto visual e ao mesmo tempo, também iluminar ambientes corporativos que necessitam de concentração e eficiência.

Atualmente notamos que a iluminação LED já perdeu a imagem de iluminação apenas para ambientes comerciais (branco frio 6000K), sendo aplicada em ambientes diversos. Podemos utilizar as outras opções de temperaturas de cor disponíveis no mercado, como o branco quente 2700K a 3500K ( luz amarelada como da antiga lâmpada incandescente)  e   branco neutro 4000K a 4500K ( saiba mais: acesse nossa publicação sobre temperatura de cor ).


Como aplicar a temperatura de cor LED para cada ambiente? 
A tecnologia LED favorece a aplicação mista de temperatura de cor. Em ambientes que necessita de relaxamento e maior conforto, aplique lâmpadas e luminárias LED com temperatura de cor branco quente (amarelada); ambientes que exijam concentração e trabalho utilize o branco frio.

Porém, nada impede que você utilize mais de uma temperatura de cor num mesmo ambiente. Como por exemplo, no banheiro na área do box/banho luz branco frio e no restante do ambiente cor branco quente em spots e sancas. A substituição de sua iluminação convencional por LED é totalmente viável, através de lâmpadas e luminárias eficientes e econômicas.


Desenho técnico / Luis Gava - Tairis


Pesquise e escolha sua luminária LED com maior potencia, maior emissão de lumens e maior vida útil.

www.tairis.com.br
(19) 3886-2654