quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tecnologia LED substitui reatores nucleares

O Instituto de Economia de Energia (IEE), grupo de pesquisa supervisionado pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, descobriu uma forma de contornar a crise no sistema de energia nuclear do país, causado pelo desastre nuclear ocorrido em Fukushima em março de 2011. A solução é substituir toda iluminação do país por lâmpadas LED.

“Promover a introdução da iluminação LED é uma medida para economizar energia e minimizar os efeitos imediatos causados ao meio ambiente.”, disse o jornal Tokyo, baseado em publicações do IEE.

As lâmpadas LED consomem apenas de 10% a 20% da energia consumida pelas lâmpadas incandescentes, e cerca de 60% das fluorescentes, incluindo as compactas e econômicas. O IEE calcula que os japoneses utilizam cerca de 1,6 bilhões de lâmpadas e consomem, anualmente, mais de 150,6 bilhões de KW/h.

De acordo com o IEE, se a população substituir as lâmpadas convencionais por LED, o país poderá reduzir o consumo de 92,2 bilhões KW/h para 58,4 bilhões KW/h. Isso equivale a 13 reatores nucleares, ¼ do total do país. Essa iniciativa coincide com o que foi realizado recentemente na Alemanha, na qual foram apresentadas as vantagens da substituição da energia solar (cerca de E7bn) pela tecnologia LED, que permitiria redução no consumo de energia elétrica e melhor custo-benefício para a população.

O IEE revelou que o investimento para substituição das 1,6 bilhões de lâmpadas do Japão será de aproximadamente ¥15.7 trilhões (cerca de 194 bilhões de dólares). Contudo, apesar do custo inicial alto, a tecnologia LED oferece benefícios a longo prazo, não só na redução do consumo de energia elétrica, mas na durabilidade das lâmpadas. Alguns fabricantes revelam que as lâmpadas LED podem durar até 25 anos (uso residencial), embora vá demorar ¼ de século para descobrir se isso é verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário